O que são Rugas, Sulcos e Linhas?

Uma pesquisa com 500 mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, revelou que 65% delas têm frequentemente linhas em seus rostos, isso de acordo com um estudo realizado pelo laboratório Allergan.

Tradicionalmente, as marcas da face estão classificadas em apenas duas categorias:

Rugas Dinâmicas – Aquelas linhas que resultam de movimentos faciais repetidos (como sorrir) que enrugam na pele.

Rugas Estáticas – As linhas que ocorrem a partir da perda de elasticidade e colágeno da pele e que permanecem na face independente da expressão facial.

Rugas de enrugamento atrófico

Essas rugas são aquelas pequenas linhas paralelas que desaparecem quando sua pele está esticada. Eles podem ocorrer em seu rosto ou em qualquer parte do corpo (pense nas pequenas rugas que você pode ter em seu peito).

O que os causa?

Essas linhas são o resultado de uma perda de colágeno e elasticidade que leva à flacidez da pele.

O principal culpado? Dano solar.

A exposição aos raios UV liberta os radicais livres da nossa pele que degradam o colagénio e a elastina, os blocos de construção que conferem firmeza e estrutura à nossa pele.

Certifique-se de usar proteção solar SPF diária, especialmente em seu rosto, pescoço e peito (bem como outras áreas expostas)!

Vincos elásticos permanentes

São linhas que acabam se tornando rugas permanentes à medida que envelhecemos. Esses vincos tendem a aparecer em nossas bochechas, lábio superior e na base de nossos pescoços.

O que os causa?

Como no último tipo, a exposição repetida ao sol pode piorar essas linhas. Fumar também é um fator importante no aprofundamento desses vincos, como aquelas linhas que você passa a ter ao redor de sua boca (código de barras), mas isso não é tudo. Sempre que você fuma, você expõe a superfície da pele a todos os tipos de produtos químicos e cancerígenos. Além disso, quando você inala, você inibe a capacidade do seu corpo de circular oxigênio para a pele, necessário para manter e formar as células saudáveis ​​da pele (uma das razões para o tabagismo geralmente resulta em uma pele sem brilho).

Linhas de Expressão Dinâmicas

Estas linhas são as que se formam através dos movimentos musculares faciais repetidos que causam vincos na pele que se tornam mais permanentes. Eles geralmente aparecem ao redor da boca, olhos e testa.

O que os causa?

Essas linhas aparecem em sua face basicamente vivendo sua vida e sendo um ser humano. Elas são como uma coleção de pequenos momentos de sua vida, cada vez que você dá uma olhada em um dia ensolarado, ri de uma piada ou franze a testa quando está preocupado.

Sulcos Gravitacionais

Estas são rugas que ocorrem naturalmente com a idade, uma vez que a nossa pele e face perdem estruturas (gorduras, volume ósseo, colágeno, elastina) o que faz com que a pele começe a dobrar e ceder.

O que os causa?

Através do envelhecimento, a perda das estruturas da pele e face, geram a flacidez, somada aos efeitos da gravidade, formam-se os sulcos, como aquele longo sulco vertical que inicia no nariz até os lábios (sulco nasolabial ou bigode Chinês)

O que fazer em casos de Rugas, Sulcos e Linhas?

Uma de suas melhores apostas é prevenir o aparecimento das rugas e linhas faciais. Não espere até que você comece a ver pequenas linhas aparecerem para começar a usar produtos antienvelhecimento e fazer pequenas intervenções.

A principal ação para prevenir é usar a proteção diária do Filtro solar, SPF, mesmo em dias nublados.

Outra forma de prevenção bastante eficaz e atual é o uso de ácido hialurônico, Skinboosters, linhas finas e rugas são mais aparentes quando a pele está seca ou desidratada. O ácido hialurônico é um mega humectante, ele retém a umidade e a mantém na superfície da pele para fornecer hidratação.

Outra ação efetiva é o uso de Toxina Botulínica preventiva, atuando nas rugas dinâmicas, minimizando o potencial de vinco na pele pela ação muscular, essa categoria de Botox deve ser realizada principalmente antes do verão, época que, devido a maior exposição ao sol, franzimos mais a testa e olhos.

.

Conheça mais sobre a Odontologia Funcional

Compartilhe!