Dores Faciais

O que são Dores Faciais?

Condição de dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade oral. Incluem-se, entre outras, as dores de cabeça, dores de ouvido, sensibilidade de articulações mandibulares e músculos utilizados na mastigação, dores com origem no sistema nervoso, dores psicogênicas, entre outras

Muitas pessoas com desconforto na face, podem estar apresentando problemas relacionados aos músculos mandibulares e articulações da mandíbula (ATMs). Por não estarem funcionando adequadamente, resultam em ciclos de dor e espasmos dos músculos.

A Disfunção Têmporomandibular (DTM) não é apenas uma desordem, mas um grupo de condições freqüentemente dolorosas que afetam a articulação (ATM) e os músculos responsáveis pela mastigação. Condição que afeta mais as mulheres do que os homens. As categorias mais freqüentes de DTMs são:

1- Dor miogênica: presença de desconforto ou dor nos músculos da mastigação, podendo às vezes atingir até músculos do pescoço e ombro.

2 – Desarranjos internos da ATM: significa que existe um disco articular mal posicionado, podendo até mesmo existir lesão na articulação. 

3 – Doenças degenerativas da ATM: como osteoartrite ou artrite reumatóide das ATMs.
Uma pessoa poderá apresentar uma ou mais destas condições ao mesmo tempo.

Tratamento para Dores Faciais

Como tratamento existem alternativas paleativas como a placa estabilizadora ou placa miorrelaxante e terapia medicamentosa, como alternativa curativa em alguns casos uma abordagem cirúrgica pode ser viável.  Na atualidade estudos clínicos demonstram que aplicações de Toxina Botulínica, tipo A, (BOTOX) nos músculos da mastigação, masseter, ventre anterior do músculo temporal, e outros, podem diminuir os níveis de dor e satisfazer os pacientes. A combinação de mais de uma alternativa de tratamento como por exemplo, placa miorrelaxante e Botox é aconselhável.

Conheça mais sobre a Odontologia Funcional

Compartilhe!