Envelhecimento Facial

O processo de envelhecimento da pele é influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Embora a degradação das fibras de colágeno e elastina, assim como a redução do ácido hialurônico do próprio corpo sejam determinadas geneticamente, existem fatores extrínsecos que todos nós podemos controlar até certo ponto para reduzir o envelhecimento da pele.

Fumar e beber, exposição excessiva ao sol e estresse podem acelerar o relógio biológico. No entanto, de todos esses fatores do envelhecimento, os danos causados pelo sol, raios UVR, representam a maior ameaça.

A harmonização facial, na odontologia tem procedimentos e utiliza produtos que não podem voltar a passagem do tempo, no entanto, eles podem restaurar o equilíbrio hidrostático da pele e melhorar a estrutura e elasticidade da pele, além de preencher rugas e dobras e restaurar o volume facial.

O que é Envelhecimento Facial?

O envelhecimento facial é devido a alterações em vários tipos de tecido, incluindo pele, gordura, músculo e osso. Alterações em qualquer uma dessas camadas estruturais afetam as outras camadas.

Pele

À medida que a pele envelhece, a camada média da pele (derme) apresenta a perda de colágeno. A capacidade da pele de reter a elasticidade (da elastina) e a umidade (do ácido hialurônico) também diminui com a idade.

Devido a esta perda de elastina, colágeno e de ácido hialurônico, a pele se torna:

Seca, menos elástica, menos flexível, mais fina., sem viço.

Gordura

No rosto, a gordura é organizada em almofadas (coxins) de gordura. À medida que envelhecemos, a gordura é perdida ou redistribuída, e as almofadas de gordura mudam em relação umas às outras, o que torna os sulcos, linhas e rugas  mais visíveis com o passar do tempo.

Ossos

Há uma perda significativa de osso facial com a idade (remodelação óssea). O envelhecimento do esqueleto craniofacial pode ser devido a alterações na dinâmica relativa a formação óssea e reabsorção óssea.

A reabsorção óssea leva a um osso mais fino, removendo o suporte estrutural dos tecidos subjacentes. Esta perda de suporte contribui para flacidez e perda de volume e mudanças perceptíveis nas outras camadas de tecido mole e pele.

O que fazer ?

O uso dos preenchedores faciais a base de ácido hialurônico reticulado, visam restabelecer a perda de volume facial causado pela perda das almofadas de gordura e pela reabsorção óssea, devolvendo um aspecto mais jovial, para tanto, pode se injetador nas área de malar, bochechas, temporas entre ouytras. Também podem ser injetados nos sulcos profundo, como o sulco nasolabial e o sulco labiomentual.

Ainda existem procedimentos a base do uso de ácido poli-c-láctico que visam incrementar o colágeno na pele, promovendo o chamado lifting facial biológico.

Conheça mais sobre a Odontologia Funcional

Compartilhe!