Quando cuidamos da saúde bucal das crianças os cuidados vão além do dia a dia. Nessa fase existem diversos aspectos a serem avaliados por um profissional odontologista qualificado para prevenir e tratar problemas futuros.

Conheça os principais problemas de mordida infantis:

O que é Mordida Aberta?

É um tipo de maloclusão onde os dentes superiores não tocam os dentes inferiores, podendo ocorrer nos dentes anteriores, da frente, e até mesmo nos dentes posteriores. Pode ter envolvimento esquelético ou somente dentário. Este tipo de maloclusão tem por fatores causais, além de fatores hereditários, os fatores ambientais denominados hábitos deletérios, tais como sucção de dedo, chupeta, interposição lingual, labial, entre outros. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior sucesso temos na resolução do problema. Quanto mais tarde, maior o impacto no tipo mecânica e no tempo de tratamento. Quando perdura a mordida aberta até a idade adulta, a resolução do problema em sua maioria evolui para cirurgia ortognática. Por isso o ideal é que você traga seu filho ao consultório de um profissional especialista em ortodontia na faixa etária entre 4 a 10 anos, para tratamento preventivo ou interceptativo.

O que é Mordida Cruzada?

A mordida cruzada é um tipo de maloclusão onde a arcada de dentes superiores está atrésica em relação a arcada de dentes inferiores, caracterizada por uma relação dos dentes superiores por dentro dos dentes inferiores, ao inverso da normalidade. Pode ser anterior ou posterior. Pode ser unitária ou envolver vários dentes, neste último caso pode ser somente dentária ou ter envolvimento esquelético. Assim como na mordida aberta quando perdura até a idade adulta, a resolução do problema em sua maioria é cirúrgica. E quanto antes feito o diagnóstico deste problema melhores resultados de tratamento serão obtidos. Por isso o ideal é que você traga seu filho ao consultório de um profissional especialista em ortodontia na faixa etária entre 4 a 10 anos, para tratamento preventivo ou interceptativo.